Telmo Silva, investigador no Grupo DigiMedia-SocialiTV e docente do Departamento de Comunicação e Arte da UA, foi o convidado desta quarta-feira, 1 de novembro, do programa da Antena 1 “90 segundos de ciência”. Ouça Aqui o Programa!

“A ideia partiu de uma necessidade que eu senti quando a minha avó precisou de cuidados continuados, cuidados que lhe garantissem uma qualidade de vida mínima”, partilha o investigador. Perante as dificuldades do pai em encontrar informações sobre lares e em como garantir a vaga adequada às necessidades da avó, Telmo Silva pensou “porque não utilizar a televisão como meio para garantir que as pessoas tenham ou sejam informadas sobre este tipo de serviços, e sobre onde é que se devem dirigir para terem acesso a estes lares ou cuidados?”.

Para colocar esta ideia em prática, o investigador começou por fazer um estudo para determinar quais são as informações mais relevantes nestas situações. Depois a equipa reuniu um “conjunto de sítios web que nós sabemos que têm informação que pode ser relevante para os séniores, pegámos nos textos dessas notícias, criámos a voz desse texto e construímos um vídeo de forma automática”, explica.

A ideia agora é que para as pessoas que estão a ver a emissão normal na televisão lhes seja proposta a exibição deste vídeo informativo e o telespectador é livre de aceitar a sua visualização ou não. Aceitando, a emissão corrente é parada e o vídeo é então exibido.

Saiba mais sobre o investigador em: UA | LinkedIn