The DigiMedia-SocialiTV group develops its activity in the field of Interactive TV and content. It focus in the transdisciplinary research covering fields like: the study of the new television ecosystem; the integration of social features in this ecosystem; cross platform solutions (secondary screen); and the conceptualization, development and evaluation (in lab and field trials) of the usability and user experience of new services and applications to specific contexts and/or users.

Workshop: A TDT EM PORTUGAL – QUE FUTURO?

O Instituto de Telecomunicações em parceria com o Pólo de Competitividade das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica – TICE.PT, Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática, Departamento de Comunicação e Arte, tem o prazer de convidar V. Ex.ª a participar no workshop “A TDT em Portugal – que Futuro”.

O objectivo do workshop visa a apresentação e discussão dos temas atuais, relacionados com o encerramento da emissão do sinal analógico e o início da emissão do sinal digital. Durante a manhã será realizada a discussão técnica e durante a tarde serão abordadas outras questões, como por exemplo a experiência espanhola.

O evento terá lugar no anfiteatro de Ambiente e Ordenamento, na Universidade de Aveiro, no dia 13 de Abril de 2012, pelas 10:15.

Aguardamos com expectativa a sua presença, e agradecíamos que confirme a sua participação para o e-maildmorais@av.it.pt até ao dia 11 de Abril de 2012.

demo_tedex

iNeighbour TV demo at TEDxAveiro

Aceitam-se candidaturas, no formato de prestação de serviços, para uma colaboração no âmbito de um projeto na área de Social iTV

Âmbito:

O projeto iNeighbour TV, que conta com financiamento da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e com a parceria da PT (através do labs.sapo.pt/ua), encontra-se na fase de lançamento de um Field Trial, o qual irá permitir testar e validar a aplicação desenvolvida junto de um grupo de 20 utilizadores piloto.

A aplicação, desenvolvida para correr na plataforma de IPTV do MEO, tem como objetivo promover o conforto, a qualidade de vida e a interacção social entre cidadãos seniores.

Mais detalhes sobre a aplicação podem ser encontrados no site do grupo de investigação, em Social iTV, da Universidade de Aveiro: http://socialitv.web.ua.pt/

Tipo de colaboração:

As atividades previstas, no âmbito desta prestação de serviços, assumem 2 vertentes complementares entre si:

– acompanhamento do processo do Field Trial

– redacção de artigos científicos com base nos dados recolhidos.

Não obstante o grau de autonomia inerente a cada uma destas tarefas, o colaborador será integrado na jovem equipa de desenvolvimento do projeto.

Competências, básicas, requeridas:

– interesse e motivação pela área científica referida;

– dá-se preferência a quem tenha experiência em áreas afins às vertentes referidas (participação/coordenação de processos de avaliação de aplicações com utilizadores reais e redacção, em inglês, de artigos científicos);

– domínio de ferramentas de processamento de dados quantitativos e qualitativos.

Condições da colaboração:

– O local de trabalho é o laboratório do Sapo na Universidade de Aveiro.

– O trabalho de campo será realizado em Aveiro e, pontualmente, no Porto.

– O valor, máximo, a pagar por esta prestação de serviços é de 3.250€ (a que acresce IVA à taxa legal em vigor).

– O trabalho terá início em 1 de Fevereiro de 2012 e término a 31 de Maio de 2012 com um carga média de horário de trabalho semanal de 40 horas.

Prazos de candidatura:

As manifestações de interesse, acompanhadas de CV e de carta de motivação, devem ser endereçadas por email (para jfa@ua.pt e almeida@ua.pt) até ao dia 23 de Janeiro de 2012. Após a análise dos processos recebidos, poderá haver lugar a uma entrevista aos 3 candidatos melhor qualificados.

Aveiro, 12 de Janeiro de 2012

Hot trend for 2012 – social TV

The Harvard Business Review and Mashable choose Social TV as one of the hot trends for 2012. After the Wired magazine said the same for 2011 it is a new indication that the buzz is targeted at TV in its social aspects.
Here are the hot topics for Harvard Business Review
And the trends for Mashable.