The DigiMedia-SocialiTV group develops its activity in the field of Interactive TV and content. It focus in the transdisciplinary research covering fields like: the study of the new television ecosystem; the integration of social features in this ecosystem; cross platform solutions (secondary screen); and the conceptualization, development and evaluation (in lab and field trials) of the usability and user experience of new services and applications to specific contexts and/or users.

demo_tedex

iNeighbour TV demo at TEDxAveiro

Aceitam-se candidaturas, no formato de prestação de serviços, para uma colaboração no âmbito de um projeto na área de Social iTV

Âmbito:

O projeto iNeighbour TV, que conta com financiamento da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e com a parceria da PT (através do labs.sapo.pt/ua), encontra-se na fase de lançamento de um Field Trial, o qual irá permitir testar e validar a aplicação desenvolvida junto de um grupo de 20 utilizadores piloto.

A aplicação, desenvolvida para correr na plataforma de IPTV do MEO, tem como objetivo promover o conforto, a qualidade de vida e a interacção social entre cidadãos seniores.

Mais detalhes sobre a aplicação podem ser encontrados no site do grupo de investigação, em Social iTV, da Universidade de Aveiro: http://socialitv.web.ua.pt/

Tipo de colaboração:

As atividades previstas, no âmbito desta prestação de serviços, assumem 2 vertentes complementares entre si:

– acompanhamento do processo do Field Trial

– redacção de artigos científicos com base nos dados recolhidos.

Não obstante o grau de autonomia inerente a cada uma destas tarefas, o colaborador será integrado na jovem equipa de desenvolvimento do projeto.

Competências, básicas, requeridas:

– interesse e motivação pela área científica referida;

– dá-se preferência a quem tenha experiência em áreas afins às vertentes referidas (participação/coordenação de processos de avaliação de aplicações com utilizadores reais e redacção, em inglês, de artigos científicos);

– domínio de ferramentas de processamento de dados quantitativos e qualitativos.

Condições da colaboração:

– O local de trabalho é o laboratório do Sapo na Universidade de Aveiro.

– O trabalho de campo será realizado em Aveiro e, pontualmente, no Porto.

– O valor, máximo, a pagar por esta prestação de serviços é de 3.250€ (a que acresce IVA à taxa legal em vigor).

– O trabalho terá início em 1 de Fevereiro de 2012 e término a 31 de Maio de 2012 com um carga média de horário de trabalho semanal de 40 horas.

Prazos de candidatura:

As manifestações de interesse, acompanhadas de CV e de carta de motivação, devem ser endereçadas por email (para jfa@ua.pt e almeida@ua.pt) até ao dia 23 de Janeiro de 2012. Após a análise dos processos recebidos, poderá haver lugar a uma entrevista aos 3 candidatos melhor qualificados.

Aveiro, 12 de Janeiro de 2012

Hot trend for 2012 – social TV

The Harvard Business Review and Mashable choose Social TV as one of the hot trends for 2012. After the Wired magazine said the same for 2011 it is a new indication that the buzz is targeted at TV in its social aspects.
Here are the hot topics for Harvard Business Review
And the trends for Mashable.

Social TV explained

An interesting video on Social TV and how it can create new opportunities for marketers.